segunda-feira, maio 15, 2017

Cientistas da UFRN criam dispositivo para conservação da bacia hidrográfica do Amazonas.

Cientistas do Centro de Biociências (CB) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em parceria com o Wildlife Conservation Society (WCS), The Nature Conservancy, e diversos parceiros do Brasil e do Peru criaram um sistema de informações geográficas (SIG). C, uma área quase do tamanho dos Estados Unidos.

Criado com séries de variáveis ambientais e tecnologia SIG, o estudo consiste em uma nova classificação hidrológica e de bacia, assim como diversas ferramentas de análise espacial, que podem ser usadas para entender melhor e mitigar os efeitos do desmatamento e da construção de novas estradas e represas ao longo da bacia do Amazonas.

“O novo marco espacial possibilita um mapeamento dinâmico dos recursos naturais e os possíveis impactos do desenvolvimento de infraestrutura sobre eles na Amazônia, utilizando diferentes escalas. Um exemplo seria a pesca, a migração de peixes e as paisagens aquáticas distantes que sustentam esses recursos”, explica Eduardo Venticinque, professor do Departamento de Botânica e Zoologia da UFRN, autor principal do estudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário