quinta-feira, julho 06, 2017

Cortinas se abrem para o RN em Festival Internacional de Teatro.

O Rio Grande do Norte tem participação efetiva no Festival Internacional de Teatro de Rio Preto, o FIT, no interior de São Paulo. O evento começa nesta quinta-feira, 6, e se estende até o próximo dia 15 com uma programação ampla, digna de quem chega a 17ª edição internacional e recorta o que de relevante acontece no mundo contemporâneo das artes cênicas.

Natal será representada pelo espetáculo ‘Jacy’, do Grupo Carmin. Jacy foi uma mulher que se estivesse viva teria 97 anos. Nascida em Natal, morou durante anos no Rio de Janeiro, onde foi amante de um militar americano, e voltou para as terras potiguares, onde morreu em 2010, esquecida.

Pois foi a partir do encontro de uma frasqueira dela contendo fotos e objetos pessoais que o Grupo Carmin criou o espetáculo Jacy, homônimo ao nome da personagem. Em cena, é traçado um paralelo entre a vida dela e a história da cidade de Natal. O espetáculo é construído a partir dessa ligação, ora realística, ora fictícia, do cruzamento das histórias vividas por ela e a trajetória política do estado.

Outra representação do Rio Grande do Norte é o espetáculo ‘A Casatória C’A Defunta’, da Cia Pão Doce de Teatro, de Mossoró. O enredo é cheio de causos sertanejos – que vão desde os contos populares de assombração, até as cantorias e cantigas de roda – apresentam ao público elementos da cultura popular tradicional nordestina, pautada pelos saberes dos mais experientes de vida e dos mestres da cultura tradicional.

A Cia Pão Doce de Teatro também vai apresentar uma intervenção musical com MPB’s, música e Poesia do Brasil. O momento está marcado já para esta sexta, 7, a partir das 23 horas, no Graneleiro, lugar de encontro entre artistas, plateia, produtores e técnicos em São José do Rio Preto.

A Websérie Dalton/Hebe também vai ser apresentada no Graneleiro. A trama conta a história de Hebe e de Dalton, um professor da UFRN. A história trata, de forma humorada, de relacionamento, sexualidade, valor e significado da família.

A Websérie foi realizada e produzida em Rio Grande do Norte, através de um financiamento do Sebrae RN, para fazer os três episódios que estão disponíveis no Youtube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário