quinta-feira, julho 06, 2017

Operação ‘Asas da Liberdade’ resgata aves silvestre na feira do carrasco.

Em mais uma operação conjunta entre a secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Delegacia Especializada em Proteção ao Meio Ambiente (Deprema) e a Guarda Municipal de Natal de combate ao tráfico e maus tratos de animais nas feiras livres de Natal foram resgatadas 41 aves silvestres das mãos de comerciantes e três pessoas detidas para averiguação pela Deprema. A operação “Asas da Liberdade” coordenada pela Semurb foi realizada na manhã, desta quarta-feira (05), na feira livre do Carrasco, localizada no bairro de Dix-sept Rosado.

A fiscalização conjunta é uma rotina para combater esse tipo de crime nas feiras livres da capital. De acordo com o supervisor de Ambientes Naturais e Biodiversidade da Semurb, Gustavo Szilagyi, os animais silvestres já foram encaminhados ao IBAMA/RN, para serem avaliados quanto a sua saúde, e posterior reintrodução na Natureza.

Dentre as espécies resgatadas que estavam sendo comercializadas estão dois sabiás-laranjeira, cinco garibaldes (papa-arroz), um tico-tico, três golinhas, dois azulões, vinte e dois galos-de-campina, cinco sibites e uma graúja (assum-preto).

Szilagyi, informa ainda que a multa para quem for pego comercializando, guardando em cativeiro ou depósito, ou ainda, transportando espécimes da fauna silvestre sem autorização é de R$500 por animal apreendido e pode chegar até R$5 mil se o animal estiver na lista de ameaçados de extinção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário