sexta-feira, fevereiro 26, 2010

Consumo de energia cresce 9,1% em janeiro

O consumo de energia no Brasil subiu 9,1% em janeiro de 2010 em relação ao mesmo mês de 2009, de acordo com dados divulgados pela EPE (Empresa de Pesquisa Energética). O aumento foi impulsionado pelo calor e pelo fraco desempenho da economia do país no início do ano passado.

Como este período estava dentro da crise econômica internacional, a base de comparação foi baixa, provocando forte aumento no consumo industrial - que ficou 13,2% maior.

No consumo residencial o crescimento também foi grande e ficou em 7,5%. O aumento é o maior já registrado em um mês de janeiro. A justificativa é o calor que provocou maior uso de aparelhos de ar-condicionado e de refrigeração. No Rio de Janeiro, em Curitiba e em Vitória as temperaturas ficaram 2ºC acima da média de outros anos.

Na classe comercial, o crescimento do consumo de energia foi de em 8,5%, também influenciado pelo calor do verão.

No último balanço do Programa de Aceleração do Crescimento, a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, e o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disseram que o Brasil está usando mais energia térmica em função do crescimento da demanda. Contudo, os ministros avaliaram que a ativação de usinas termelétricas é normal e que elas devem ser desativadas quando o período de extremo calor passar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário