terça-feira, fevereiro 23, 2010

Torcida brasileira vai para Jhonatan Longhi, nesta terça, no slalom gigante


Esta terça-feira (23) na Olimpíada de Vancouver terá um brasileiro no slalom gigante da montanha de Whistler: Jhonatan Longhi. Nascido em Americana mas criado por pais adotivos italianos, o esquiador que acabou de fazer 22 anos (dia 2 deste mês) é considerado o atleta mais completo que já competiu em alguma modalidade do esqui alpino pelo país. A competição começa às 14h30 (sempre horário de Brasília), com a primeira descida, e segue às 18h, com a segunda – que define medalhas e classificação. Ele voltará a competir, no slalom, no sábado (27).

Na véspera, Jhonatan se dizia um pouco tenso pela expectativa da prova, mas também que considerava ter condições de ficar entre os 30 primeiros colocados. Por sua vez, Stefano Arnhold, presidente da CBDN (Confederação Brasileira de Desportos na Neve), diz que o esquiador está sendo preparado para a próxima Olimpíada: Sochi-2014 (Rússia).

Ainda na montanha de Whistler, haverá a prova por equipes do combinado nórdico por equipes a partir das 15h30 – o “combinado” é pelas provas de salto de esqui e depois de um percurso de esqui cross-country. Por isso, o esporte é só para homens - as mulheres ainda não tiveram permissão do COI (Comitê Olímpico Internacional) para competir no salto de esqui. A segunda prova, do esqui cross-country (será de revezamento 4x5 km), começa às 19h (horário de Brasília). Aí, já valendo medalhas.

Também na montanha da subsede de Whistler, a cerca de 150 km de Vancouver, as mulheres estarão competindo no revezamento do biatlo (4x6 km) a partir das 16h30.

Mais próxima de Vancouver, a Cypress Mountain tem as competições mais “radicais”. Lá estarão as atletas do esqui estilo livre, na modalidade esqui cross, para qualificações a partir das 15h30. Depois, já valendo pelas oitavas, quartas e semifinais, as provas se iniciam às 18h. Finais, a partir das 19h03.

Na canaleta de gelo de Whistler, haverá a competição feminina (duplas) de bobsled – o “foguetinho” - a partir das 22h, com segunda descida já na virada para quarta-feira (24), dez minutos depois da meia-noite.

No ginásio coberto de Richmond, a pista de gelo oval recebe a prova masculina dos 10.000 m, às 16h.

A patinação artística, em Vancouver, terá o início do programa curto das mulheres (individual) às 21h30

Nenhum comentário:

Postar um comentário