segunda-feira, abril 19, 2010

Remédio para osteoporose reduz em 38% risco de câncer de mama, diz estudo

Um remédio para combater a osteoporose reduz em 38%, sem efeitos colaterais graves, o risco de contração de câncer de mama por mulheres com um alto percentual de possibilidade de sofrer da doença, segundo pesquisas.

O autor do estudo, Victor Vogel, apresentou nesta terça-feira em Washington, na conferência anual da Associação de Pesquisa de Câncer, os resultados sobre o remédio "raxoline", também conhecido como "Evista", segundo o diário americano "USA Today".

Tanto esse remédio como o "tamoxifen" foram aprovados anteriormente para combater o câncer de mama, mas poucos médicos o recomendaram e poucas mulheres o tomaram por temerem seus possíveis efeitos colaterais.

O grande problema é que o "tamoxifen" reduz em 50% as possibilidades de contrair câncer de mama, mas duplica o risco de câncer de endométrio, o tipo de câncer uterino mais comum, segundo o Instituto Nacional de Câncer dos Estados Unidos.

Por outro lado, o novo estudo demonstra que o outro remédio, o "raxoline", não aumenta o risco e, por isso, especialistas consideram que poderia ajudar a diminuir as preocupações de médicos e mulheres sobre efeitos secundários.

O "raxoline", segundo Vogel, "não é uma cura, mas é uma importante proteção para aquelas mulheres com um alto risco" de sofrer câncer de mama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário