sexta-feira, setembro 03, 2010

33% dos brasileiros estão acomodados no emprego

Um levantamento realizado pela consultoria Hay Group mostra que 33% dos trabalhadores brasileiros estão acomodados em seus empregos. Eles se enquadram em um grupo chamado pela pesquisa de “inefetivos”: trabalham sem perspectivas em relação à companhia, não se imaginam na empresa durante os próximos cinco anos e ainda não pediram demissão por motivos pessoais - gostam dos colegas, do salário ou não têm outra colocação em vista, por exemplo.

O número é um pouco acima da média mundial, de 30%, segundo o estudo. A pesquisa foi feita no primeiro semestre deste ano com base no banco de dados da consultoria e atualizada em julho. Foram avaliados 75 mil funcionários de 28 empresas espalhadas pelo país e que atuam em diferentes setores: indústria, serviços, bens de consumo, energia e saúde.

Apesar de a média brasileira estar próxima à mundial, a gerente da Hay Group, Caroline Marcon, faz um alerta: o grupo de inefetivos (ou acomodados) é o mais difícil de ser recuperado pela empresa. Ela explica que eles estão desmotivados, pois perderam “a garra de fazer mais”, e que isso reflete no desempenho financeiro da companhia.
A Right Management, consultoria em gestão de carreiras, também divulgou uma pesquisa na qual mostra que 62% dos brasileiros se sentem desmotivados com o trabalho. O termo é “desengajados”: esses trabalhadores não se identificam com a companhia.

Do total, 36% disseram que querem sair do emprego; 22% afirmaram que a possibilidade de mudar realmente existe, e outros 22% garantiram já estar preparando o currículo para sair. A pesquisa foi feita com quase mil funcionários em diferentes cidades do Brasil entre junho e julho de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário