quinta-feira, janeiro 27, 2011

Copom não prevê aumento no preço da gasolina e do gás de cozinha em 2011

O Comitê de Política Monetária (Copom) informou hoje (27) que trabalha com um cenário que prevê preços domésticos da gasolina inalterados em 2011. A expectativa é a mesma para o preço do gás de cozinha. A avaliação está na ata da última reunião realizada na semana passada, quando os juros básicos da economia foram elevados de 10,75% para 11,25% ao ano.

Foram mantidas as projeções de reajuste das tarifas de telefonia fixa e de eletricidade, para o acumulado em 2011, em 2,9% e 2,8%, respectivamente. Para o conjunto dos preços administrados por contrato e monitorado foi mantido o reajuste de 4%. Os técnicos do BC destacam que esse conjunto de preços, de acordo com os dados publicados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), correspondeu a 29% do total do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de dezembro.

Em relação à política fiscal, o Copom considera cumprimento da meta de superávit primário de 3% do Produto Interno Bruto (PIB), sem ajustes, em 2011. "Além disso, admite-se como hipótese de trabalho um superávit primário de 3,1% em 2012", destaca a ata.

Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário