De acordo com levantamento feito pelo movimento Todos pela Educação, 23 a cada 100 estudantes do ensino fundamental brasileiro estão atrasados nos estudos. No ensino médio, a situação é ainda pior: 34 a cada 100 alunos sofreram defasagem ao longo da vida escolar. Os dados são do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e se referem ao ano de 2009. A distorção idade-série pode ocorrer quando a criança entra atrasada no sistema de ensino ou ainda quando abandona os estudos e retoma.
Entre os estados da Região Sudeste, o Rio de Janeiro apresenta os maiores índices de defasagem: no ensino fundamental, a taxa é de 28,4%, contra 21,5% do Espírito Santo, 20,2% de Minas Gerais, e 8,3% de São Paulo. No ensino médio, a situação é mais alarmante, já que 45,9% dos jovens não estão na série adequada a sua idade. No ES, este número é de 21,5%, e em MG, de 27,5%. São Paulo novamente apresenta o melhor resultado, com 17,3%.
No Norte e Nordeste, o atraso é maior em comparação com as outras regiões do país. O destaque negativo fica por conta do Piauí. No ensino fundamental do estado, 33,4% estão atrasados. Já no ensino médio, a taxa chega a 54,8%, mais da metade dos estudantes da rede. Na outra ponta, o melhor resultado no Brasil é de Santa Catarina, com apenas 15% e 16,7% de alunos com defasagem nos ensinos fundamental e médio, respectivamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário