terça-feira, fevereiro 01, 2011

Milhares de pessoas chegam a praça para manifestação gigante no Egito

Milhares de pessoas vindas de todos os pontos do Cairo já começaram a encher a praça Tahrir, o epicentro dos protestos contra o presidente do Egito, Hosni Mubarak, de onde deve partir uma manifestação massiva para reivindicar a saída do líder. Mubarak está no poder desde 1981.

Para chegar à praça é preciso passar por até três postos de controle instalados por civis e militares: no primeiro, cidadãos pedem a documentação dos manifestantes; em seguida, soldados revistam aos presentes; enquanto no terceiro, os organizadores do protesto voltam a registrar as pessoas.

Em Tahrir estão se reunindo egípcios de todas as idades, de idosos a crianças que acompanham seus pais. Todos trazem bandeiras e cartazes com lemas como "O povo despediu o presidente".

Enquanto isso, um helicóptero militar sobrevoa a área e vários tanques do Exército permanecem estacionados ao redor dos acessos da praça, onde não há presença de policiais, que foram afastados da praça por Mubarak após protagonizarem a repressão dos protestos a última sexta-feira (28).

Entre os manifestantes, sete homens vestidos de branco e com faixas também brancas na cabeça - como "jihadistas" - gritam em árabe e em inglês: "Estou pronto para morrer pelo meu Egito!".

Nenhum comentário:

Postar um comentário