Falar em público é uma arte, sim. Mas uma arte que pode ser aprendida, ressalta a fonoaudióloga Karina Braga. Postura, tom de voz, articulação das palavras, gestos e um olhar firme em direção ao interlocutor são armas importantes para que a pessoa se faça entender, diz Karina, que mostra a importância das técnicas de oratória para quem quer se expressar bem. Ela ensina alguns truques necessários para que um profissional consiga passar seu recado com eficiência, seja para uma plateia, seu chefe ou colegas de trabalho.
Antes de ficar cara a cara com o público, ensina a professora, vale a pena gravar seu discurso e verificar se você fica repetindo palavras, como 'né', 'entendeu', 'tipo' ou 'tá' - os famosos vícios de linguagem. Karina aconselha ainda que faça uma prévia de sua apresentação para parentes e amigos, que farão o papel de uma plateia, e que podem confirmar se você está se fazendo entender bem. É importante também fazer uma visita prévia ao local de apresentação, para ter uma noção real do espaço, verificar qual o melhor material de apoio e, com isso, sentir-se mais seguro.
- No trabalho, é preciso que o profissional se expresse claramente, articule bem as palavras, para não haver os famosos ruídos de comunicação - diz Karina.
Já numa entrevista de emprego, ressalta a fonoaudióloga, é importante manter a postura, sustentar o olhar e falar com clareza:
- Nada de ficar cabisbaixo, falar para dentro e apresentar uma postura tímida. Isso pode custar a sua contratação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário