terça-feira, maio 24, 2016

Em 40 dias, Judiciário do RN celebrou mais de 1400 casamentos em cerimônias comunitárias.

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte realizou nove cerimônias de casamento comunitário, até o momento, este ano. Nesses eventos, realizados nos últimos 40 dias em Natal e no interior, 1419 casais formalizaram suas uniões civis perante o Judiciário. Antes de casar, eles participam de palestras sobre direito de família, diálogo, violência doméstica, sexualidade e Seguro DPVAT. Esses
temas também são oferecidos para familiares do nubentes e em nove edições de ciclos de palestras, 2512 pessoas participaram desses encontros preparatórios ao casamento civil.

O público circulante nas edições de casamentos comunitários, em 2016, soma 23.100 pessoas.

Neste último fim de semana, houve uma expressiva celebração com o casamento coletivo de 150 casais, por meio de mais uma edição especial do programa “Justiça na Praça”, a qual aconteceu durante as atividades do “Ação Global”, que aconteceu no bairro 12 anos, em Mossoró e, simultaneamente, em todos os estados do país, como uma iniciativa do Serviço Social da Indústria (Sesi) em parceria com a Rede Globo e com mais 148 parceiros, dentre os quais o Judiciário potiguar e com todos os serviços gratuitos.

“Acredito que essa é também uma tendência da justiça potiguar, a de ampliar a acessibilidade à população”, avalia a juíza Ana Clarisse Arruda Pereira, a qual, pela segunda vez, presidiu o “Sim” coletivo, cuja cerimônia, também gratuita, é amparada pela Portaria nº 663/2016, assinada pelo presidente Cláudio Santos, e coordenada pelo Núcleo de Ações e Programas Socioambientais do TJRN (Naps), que é presidido pela desembargadora Maria Zeneide Bezerra.

Segundo a organização do Naps, até o fim do ano a meta é a realização de 2 mil casamentos, cerca de 400 a mais do quantitativo que foi realizado em 2015. “Até o primeiro semestre acreditamos que mais 600 uniões comunitárias serão oficializadas”, explica e antecipa Rossini Pimentel, coordenador dos casamentos comunitários e integrante do Naps.

Nenhum comentário:

Postar um comentário