sexta-feira, dezembro 09, 2016

Confira dicas para não descuidar da saúde bucal durante as férias.

As férias estão se aproximando e, nesta época, os planos da maioria das pessoas inclui viagens, descanso e programas diferenciados. Durante esse período, é muito importante redobrar o cuidado com a higiene bucal, principalmente das crianças, pois a temporada também é marcada pelo alto consumo de guloseimas.

De acordo com Rosane Menezes Faria, dentista da Caixa Seguradora Odonto, mesmo durante as férias é preciso manter a prática de cuidados bucais. “Com tantas atividades é comum sair da rotina. No entanto, vale a pena lembrar que é essencial fazer uma boa higiene dos dentes ao menos três vezes por dia, após as principais refeições. Se possível, leve um kit de higiene bucal na bolsa para que a escovação possa ser feita mesmo fora de casa”.

A especialista ainda ressalta que o período de férias também é importante para prestar mais atenção na hora em que as crianças escovam os dentes, principalmente após o consumo de alguns alimentos que dificultam a escovação e geram bactérias responsáveis pelas cáries, como os açucarados e gordurosos. “Outra dica importante é aproveitar o tempo de folga para agendar uma consulta ao dentista e realizar um check-up completo, evitando assim possíveis complicações antes de voltar às atividades cotidianas”.

Confira as dicas para passar as férias com a saúde bucal em dia:
1. Escove os dentes no mínimo três vezes por dia – A escovação deve ser feita sempre após as principais refeições, com escova de cerdas macias, arredondadas e cabeça pequena para não traumatizar gengiva, bochechas e língua, e facilitar a limpeza dos dentes posteriores. Não esqueça do fio dental, que deve ser passado entre todos os dentes sempre após a escovação;

2. Não abuse de doces e refrigerantes – Mesmo nas férias, não deixe de optar por alimentos ricos em fibras e grãos, frutas, verduras e legumes. Consuma alimentos açucarados com cautela, pois eles podem provocar cáries e inflamação na gengiva;

3. Em casos de traumas, procure um especialista – Nos casos de traumatismo dentário é importante agir nas primeiras horas e procurar um dentista com urgência. Nas ocorrências mais graves, como a quebra de um dente, pegue o fragmento do dente e coloque-o num frasco com água até chegar ao consultório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário