quarta-feira, julho 08, 2020

Após queda recorde, vendas no comércio voltam a crescer em maio.

Após queda recorde em abril, as vendas no comércio brasileiro avançaram 13,9% em maio, de acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada nesta quarta-feira (8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Esta é a maior alta da série histórica, que começa em janeiro de 2000. Apesar disso, a alta foi insuficiente para o setor recuperar as perdas de março e abril, que refletiram os efeitos do isolamento social para controle da pandemia de coronavírus.

O gerente da PMC, Cristiano Santos, afirma que os números positivos aparecem após o mês em que foi registrado o pior patamar de vendas da série histórica (-16,3%). “Foi um crescimento grande percentualmente, mas temos que ver que a base de comparação foi muito baixa. Se observamos apenas o indicador mensal, temos um cenário de crescimento, mas ao olhar para os outros indicadores, como a comparação com o mesmo mês do ano anterior, vemos que o cenário é de queda”, diz.

As oito atividades pesquisadas tiveram alta de abril para maio: tecidos, vestuário e calçados (100,6%), Móveis e eletrodomésticos (47,5%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (45,2%), livros, jornais, revistas e papelaria (18,5%), equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (16,6%), artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (10,3%), hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (7,1%) e combustíveis e lubrificantes (5,9%).

Nenhum comentário:

Postar um comentário