terça-feira, julho 07, 2020

OMS alerta o uso em excesso de fones de ouvido durante pandemia.

Os fones de ouvido têm sido um acessório indispensável durante esta pandemia. Estão presentes nas reuniões virtuais de trabalho, nas aulas on-line, durante as chamadas de vídeo ou áudio com amigos e familiares; e, é claro, na hora de ouvir música. Quem está fazendo home office não abre mão deles. Mas se por um lado os fones são úteis, podem também causar danos à audição e provocar perda auditiva precoce.

“É preciso cuidado com o volume do áudio e com o período de uso. Se houver excessos, podem surgir zumbidos, além de danos auditivos”, alerta a Fonoaudióloga Marcella Vidal, da Telex Soluções Auditivas.

A febre do uso dos fones preocupa a Organização Mundial de Saúde. (OMS). De acordo com a entidade, mais de 1 bilhão de jovens no mundo corre o risco de desenvolver problemas de audição diante da exposição prolongada e excessiva a sons em volume alto, principalmente por meio dos fones de ouvido. O alerta da OMS veio junto com a publicação, no ano passado, de novos padrões para a produção de produtos tecnológicos que, segundo a entidade, estão contribuindo para a atual situação. A estimativa é de que esse risco atinja 50% da população entre 12 e 35 anos de idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário