terça-feira, julho 07, 2020

Com jogos e desafios, “Homem Pateta” é a nova ameaça do ambiente virtual.

Com o distanciamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus e pais em home-office tentando conciliar afazeres domésticos e cuidados com os filhos, a utilização de telas por crianças e adolescentes aumentou consideravelmente. O ambiente virtual, que é um grande aliado, também é motivo de preocupação, por causa de uma nova ameaça: o “Homem Pateta”, que estaria induzindo jovens à automutilação e ao suicídio.

A psicóloga Michelle Costa, explica que crianças e adolescentes podem ser influenciados pelo personagem, porque ele utiliza estratégias lúdicas e fala a linguagem dos jovens, mas orienta que o diálogo é a chave para manter jovens afastados dos perigos. “As vítimas são crianças de sete a onze anos de idade. De forma lúdica, com jogos e desafios, o criminoso induz essas crianças a desafios que levam à automutilação e ao suicídio”, esclarece.

A nova personagem, que preocupa pais e autoridades, aparece vestida com máscara do personagem Pateta (deformada e assustadora), da Disney, e atrai as vítimas nas redes sociais, por meio de mensagem de texto, ligações ao vivo e vídeos. A especialista ressalta que é necessário que os pais redobrem os cuidados.

Os perfis que utilizam a imagem possuem poucas postagens e desafiam as pessoas a segui-los e enviar uma mensagem privada. A resposta enviada para os jovens, segundo a polícia, tem a intenção de causar desconforto, medo e, em alguns casos, provocar automutilação e suicídio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário