terça-feira, agosto 04, 2020

Número de psicólogos que prestam atendimento online cresce no RN.

“O Conselho Regional de Psicologia (CRP-RN) registrou, entre os meses de janeiro a julho, um total de 953 psicólogos aptos a prestar serviços através da internet no Rio Grande do Norte”. O número representa 20,4% do total de psicólogos autorizados a fazer uso da tecnologia de comunicação e informação no Estado. Até o fim do ano, essa parcela era de apenas 2%.

A saúde mental e bem-estar de sociedades inteiras têm sido severamente impactados devido à crise causada pelo coronavírus. O sofrimento psicológico nas populações é generalizado, alerta a Organizações das Nações Unidas (ONU). Neste cenário, o acompanhamento psicológico tornou-se uma alternativa para dar suporte e minimizar os efeitos da pandemia na saúde mental da população.

De acordo com o Conselho Regional de Psicologia da 17ª Região, no Rio Grande do Norte (CRP-17/RN) com a restrição imposta pela necessidade de isolamento social, o atendimento on-line tem ganhado espaço e apresenta resultados similares aos atendimentos presenciais.

A psicóloga Ana Andrea Maux, conselheira do CRP-RN, explica que a diferença maior entre o atendimento na modalidade presencial e na modalidade remota é que, na segunda, o profissional e a pessoa que está sendo atendida não estarão presencialmente no mesmo espaço. “Por isso, a prestação do serviço requer do profissional da Psicologia uma maior preparação teórica, técnica e pessoal. Ter meios adequados, ter um espaço seguro e contar com privacidade são fundamentais”, alerta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário