sexta-feira, agosto 07, 2020

Rio Grande do Norte tem 13 padres infectados pela Covid-19; Brasil registra 436 casos.

O Rio Grande do Norte tem 13 padres diocesanos infectados pelo novo coronavírus, segundo informações da Comissão Nacional dos Presbíteros (CNP), vinculada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Os dados contabilizados até a sexta-feira (31) apontam ainda para uma morte, a do padre Ailson Bezerra, da Paróquia São João Batista da cidade de Montanhas, que sucumbiu à doença em 5 de junho.

Além dos padres diocesanos, o arcebispo de Natal, dom Jaime Vieira Rocha, também testou positivo para a Covid-19 no dia 20 de julho. Ele passou pelo tratamento da infecção em casa. Outro registro ligado à Igreja Católica no Rio Grande do Norte foi a morte do seminarista Nicolas Matheus, de 20 anos, no último dia 1º de agosto, após passar 20 dias internado em um hospital da cidade de Mossoró. Ele não tinha comorbidades.

A divulgação do número de padres infectados pela doença feita Comissão Nacional dos Presbíteros ocorre dias antes de os templos católicos no Rio Grande Norte abrirem as portas para as celebrações. Os bispos responsáveis pela Arquidiocese de Natal e das Dioceses de Mossoró e Caicó publicaram decreto autorizando a reabertura das igrejas para orações a partir do dia 10 agosto. As missas serão liberadas a partir do dia 15 de agosto.

Ainda de acordo com a arquidiocese, as celebrações deverão contar com número reduzido de fiéis, conforme o decreto assinado pelos bispos. As recomendações são de que idosos e outras pessoas dos grupos de risco continuem acompanhando as celebrações de casa. Os templos terão de fixar a quantidade máxima de pessoas que podem estar presentes para as celebrações.

O número de fiéis que participação das celebrações será calculado a partir de 5 metros quadrados por pessoa. Nas igrejas, tenham sinalizações que indiquem a distância de um fiel para outro, observando a margem de 1,5 m, nos bancos ou cadeiras e em todos os momentos em que seja necessário formar filas.

Em todo o Brasil, ainda de acordo com a CNBB, 436 padres diocesanos foram infectados pelo novo coronavírus, sendo que, deste total, 21 morreram por causa da doença. A maioria já se recuperou e alguns ainda estão internados em estado grave.

Nenhum comentário:

Postar um comentário