terça-feira, outubro 19, 2010

Para Lula, Petrobras corre risco de ser privatizada caso Serra seja eleito

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a bater na tecla de que o PSDB tentou privatizar a Petrobras no governo de Fernando Henrique Cardoso, tema abordado, no domingo, em um debate entre Dilma Rousseff (PT) e José Serra, candidatos à Presidência da República. Lula insinuou, no discurso, que Serra fará o mesmo caso seja eleito no segundo turno. Ele disse, em São José dos Campos, interior de São Paulo, que, ao assumir o governo, o valor patrimonial da estatal era de US$ 15 bilhões. Hoje, é de US$ 200 bilhões.

"Essa empresa — que muita gente tentou vender e até tentaram mudar o nome, que muitos editoriais diziam que o Brasil não tinha que se meter a procurar petróleo, que chega em 2010 como a segunda maior empresa do mundo — quase foi vendida", destacou o presidente, durante a inauguração das unidades de coque e de hidrotratamento de diesel da Refinaria Henrique Lage. O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, estava ao lado de Lula e confirmou que havia esse plano no governo tucano. "Não foi um plano maquiavélico para desmontar (a estatal). Mas um conjunto de políticas que, se continuassem, iam levar ao esfacelamento da companhia", reforçou.

No discurso, Lula foi bastante aplaudido pelos operários da Petrobras. “Depois de 30 anos, a empresa voltou a construir novas refinarias”, exaltou o presidente. Quando disse que está prestes a deixar o governo, os operários gritaram em coro "Fica, Lula". Depois, começaram a cantar o jingle da campanha de Dilma Rousseff.

Nenhum comentário:

Postar um comentário