O Ministério da Ciência e Tecnologia lançou hoje (19) o Cadastro das Instituições de Uso Científico de Animais (Ciuca) para o registro de instituições que criam ou usam cobaias em experimentos científicos.
Atualmente, não existe levantamento sobre o número de projetos científicos com a utilização de animais no Brasil. O cadastro é uma exigência da Lei Arouca – que traz as normas para o uso das cobaias nos experimentos.
O secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do ministério, Luiz Antonio Barreto de Castro, informou que caberá agora ao Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea) determinar o funcionamento do cadastro. Na página do ministério na internet, as instituições têm à disposição um link para solicitar o cadastro.
Castro destacou que a ideia é reduzir o uso de cobaias e trocá-las por métodos alternativos. “Isso não vai acontecer instantaneamente, mas a gente vai substituir de forma gradual”, afirmou o secretário.
O cadastro foi lançado na abertura da 7ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que vai até domingo (24), em 300 cidades, com cerca de 10 mil atividades ligadas à ciência, tecnologia e inovação. O evento é direcionado a estudantes de ensino fundamental e médio, com o objetivo de despertar o interesse pela pesquisa entre os jovens.
Fonte: Agência Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário