terça-feira, fevereiro 22, 2011

Cafeína pode aumentar raciocínio em mulheres, diz estudo inglês

Um estudo da Universidade de Bristol, na Inglaterra, constatou que tomar café melhora o raciocínio das mulheres que vão participar de uma reunião de trabalho ou precisam encarar alguma situação desafiadora ou estressante. O mesmo não vale para os homens, porque neles ela pode prejudicar a memória e tornando-os mais lentos no processo de tomada de decisão.

A equipe de cientistas teve a idéia de examinar o que a cafeína faz com o corpo quando ele está sob situação de estresse. Para o estudo foram recrutadas 64 pessoas dos sexos masculino e feminino, divididos em duplas do mesmo sexo. Todos tiveram que realizar uma série de tarefas, incluindo negociações, quebra-cabeças e desafios de memória, finalizando com uma apresentação sobre o que haviam feito no dia.

Segundo os resultados, metade dos pares recebeu café sem cafeína e a outra uma bebida com grande quantidade da substância. O desempenho de homens que saborearam o líquido cafeinado em testes de memória foi muito prejudicado. Eles também levaram, em média, 20 segundos a mais para completar quebra-cabeças, enquanto as mulheres que consumiram cafeína os finalizaram com mais de um minuto de vantagem, cerca de 100 segundos mais rápido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário