quinta-feira, março 29, 2012

Jogo da Escrita ensina a escrever bem.

Aprender a escrever bem brincando. Este é o objetivo do Jogo da Escrita. O game, que foi lançado primeiramente no site http://www.almanaquedarede.com.br/ em 2009, agora está disponível para smartphones e tables com sistema operacional Android. O jogo, criado pela educadora e escritora Sonia Rodrigues, funciona como uma competição do usuário com ele mesmo, através da pontuação conquistada ao redigir textos.

Primeiramente, para jogar, é preciso baixar o aplicativo no Google Play. Em seguida, o player pode jogar escrevendo textos narrativos, descritivos, dissertativos e de mensagem. Tudo com dicas gramaticais. “Ao final, brincando, o usuário tem um texto corrido para salvar no jogo ou para enviar por email para quem quiser. O jogo pontua, salva e partilha o texto”, explica Sonia.

Ao longo das partidas, o usuário percebe seus pontos fortes e fracos ao desenvolver a escrita. Além da pontuação dos textos, os players ainda recebem dicas de como os autores escrevem para literatura, cinema, seriados e internet, por exemplo. “O jogo mostra qual a linguagem usada, a forma em que empregam a gramática. Essas dicas são sempre atualizadas de acordo com o que está em voga no momento”, conta a educadora.

O Jogo da Escrita já foi utilizado por mais de 13 mil alunos dos ensinos fundamental e médio através do http://www.almanaquedarede.com.br/. O game está à venda no Google Play por R$ 5,20.

Nenhum comentário:

Postar um comentário