O Núcleo de Apoio à Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar em parceria com a 72ª Promotoria de Justiça, deu início ontem, dia 15 de janeiro, ao segundo Grupo Reflexivo de Homens: por uma atitude de paz. O grupo é formado por homens que estão em processo judicial de violência doméstica e familiar contra a mulher e tem como objetivo proporcionar um momento de discussão e reflexão acerca das relações desiguais de poder entre homens e mulheres.
O trabalho realizado com o grupo consiste em 10 encontros, sendo 1 encontro semanal. A perspectiva utilizada é a do grupo focal que consiste em uma técnica de caráter qualitativo, através da qual se estimula as interações grupais, a partir de um tema proposto a cada semana, tais como Direitos Humanos, Lei 11.340; "A importância da comunicação"; "Uso Abusivo de álcool e outras drogas"; "Poder e Questões de Gênero"; "Exploração das emoções"; dentre outros.
O objetivo é proporcionar a reflexão acerca do papel masculino na sociedade contemporânea, para que os participantes do grupo possam compartilhar e expressar suas emoções e por conseguinte, romper com o ciclo da violência e construir relações de gênero mais equitativas. Neste sentido, a intervenção grupal tem o caráter psicoeducativo, visando estimular a participação dos homens no processo de responsabilização de suas atitudes, bem como na compreensão de fatores históricos e culturais que contribuem para as suas ações violentas.
Fonte: D/O.
Nenhum comentário:
Postar um comentário