Eles podem ser prazerosos ou assustadores, dependendo de quem divide a cama com você. Diferentemente do que a maioria das pessoas pensa, os sonhos eróticos não significam, necessariamente, um desejo sexual subconsciente.
Para o antropólogo Darrell Champlin, autor de "O Portal dos Sonhos – A Fantástica Viagem da Mente Além do Limiar do Sono" (Ed. Publisher), muitos sonhos podem ter simbologia erótica, mas não um significado sexual. "Mesmo se houver sexualidade envolvida, eles simbolizam outras áreas da vida", afirma. "Inquietações são parte do conteúdo dos sonhos, pois elas podem trazer algum tipo de revelação sobre como lidar com um problema específico que estamos tendo", diz.
Segundo a psicanalista Maria Gertrudes Bim, docente na Sociedade Paulista de Psicanálise, os sonhos trazem aquilo que você viveu no passado, mas não soube lidar. Para ela, sonhos eróticos podem ser a manifestação de um desejo de carinho que você gostaria de ter tido com seus pais na infância, por exemplo.
A interpretação dos sonhos depende do momento que a pessoa vive, de acordo com Leila Cohn, psicoterapeuta e diretora do Centro de Psicologia Formativa do Brasil, no Rio de Janeiro. O grupo analisa experiências subjetivas e seus significados. "O sonho erótico pode manifestar tanto um desejo quanto um temor", afirma Leila. O método utilizado por ela para compreender esses significados é fazer com que a pessoa imite as posturas das personagens com quem ela contracenou no sonho. "Quando uma pessoa assume a postura corporal de uma figura do sonho, entra em contato com o universo emocional e cognitivo daquela personagem, que é um aspecto dela mesma.
Assim, o real tema do sonho se revela", afirma. Não há fórmulas para decifrar os sonhos, mas muitas das interpretações que damos a eles são inadequadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário