sábado, janeiro 11, 2014

"Mais Médicos foi uma decisão corajosa de Dilma", diz secretário Mozart Sales.

Apontado como provável substituto de Alexandre Padilha no Ministério da Saúde.

A polêmica do lançamento do programa Mais Médicos, em julho deste ano, parece distante do cenário de avaliação do Ministério da Saúde. Apontado como provável substituto do ministro Alexandre Padilha quando ele deixar o cargo para disputar o governo de São Paulo, o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Mozart Sales, elogia os resultados obtidos até agora.

“O Mais Médicos foi uma decisão corajosa e audaciosa da presidente Dilma”, afirma em entrevista exclusiva. Sales afirma que o projeto está causando uma revolução no modelo de assistência à saúde. Primeiro, priorizando a atenção básica. Segundo ele, as pesquisas mostram que o atendimento básico soluciona 80% dos problemas de saúde de uma população.

Depois, ele acredita que o Mais Médicos vai mudar a formação dos futuros profissionais. Dentro do projeto, a lógica de concessão de autorização para cursos de Medicina mudou. É o governo que indicará agora onde é preciso ter formação de médicos. Além disso, até 2017, pretende garantir bolsas de residência médica a todos os formados. O foco será medicina de família.

Contente com a aprovação do programa pela população, o secretário diz que a classe médica – que fez duras críticas ao projeto, especialmente na medida que trouxe estrangeiros para o país – está se “integrando” aos estrangeiros. O Ministério já enviou 6,6 mil profissionais aos municípios que solicitaram e, até março, pretende chegar a 13 mil. A maioria é formada por cubanos.

Sales critica o argumento de que não faltam médicos no Brasil, defendido pelas entidades médicas. Elas alegam que a má distribuição é que prejudica os sistemas de saúde. “É a escassez que agrava a má distribuição e não o contrário”, ressalta. “Dizer que ausência de plano de carreira é a única causa que explique a ausência de profissional é escamotear a verdade”, sentencia. Via IG.

Mais Informações AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário