sexta-feira, março 07, 2014

Projeto Andar de Novo.

O Brasil será palco de estreia para uma iniciativa que trará esperança a milhões de pessoas com paraplegia em todo o mundo: o Projeto Andar de Novo.

Coordenada pelo neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis, a iniciativa tem como intuito ajudar pacientes com dificuldades de locomoção a voltarem a andar.

Para isso, foram desenvolvidos exoesqueletos, vestes robóticas criadas para possibilitar movimentos, a partir de comandos cerebrais emitidos por pessoas com paraplegia.

Agora, mais uma importante etapa para a realização deste projeto foi concluída.

“Dois exoesqueletos do Projeto Andar de Novo desembarcaram nessa quarta-feira no Aeroporto de Guarulhos em SP", anunciou Nicolelis em sua página no Facebook.

"Mais uma etapa vencida com sucesso!", comemorou.

Oito pacientes da Associação de Assistência à Criança Deficiente, a AACD, foram selecionados para participar dos primeiros testes com a tecnologia já testada na França.

O primeiro deles será feito em ambiente virtual, no qual os pacientes não usarão a veste, mas aprenderão a controlá-la por comandos cerebrais.

Em seguida, eles serão treinados para realizar movimentos utilizando o exoesqueleto.

Ao final dos testes, um dos pacientes da associação será selecionado para estrear esse grande avanço da ciência durante a abertura da ‪#‎CopaDasCopas‬, em 12 de junho.

Usando o exoesqueleto, ele se levantará da cadeira de rodas, andará cerca de 25 metros no gramado da Arena Corinthians, em São Paulo, e dará o pontapé inicial aos jogos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário