quarta-feira, abril 29, 2015

Papa ecoa grito feminista e pede igualdade de salários para cargos iguais.

O papa Francisco se juntou ao coro do movimento feminista nesta quarta-feira ao pedir salários iguais para pessoas que exercem a mesma função, dizendo ser “puro escândalo” que mulheres ganhem menos que homens quando fazem o mesmo trabalho.

O pontífice também criticou aqueles que creditam a crise nas famílias às mulheres que deixam de cuidar do lar 100% do tempo para procurar um trabalho remunerado. Para Francisco, isso é uma atitude “machista” e mostra como os homens “querem dominar mulheres”. Os comentários foram feitos durante a audiência geral de quarta-feira, que o papa tem devotado a comentar diferentes aspectos da vida familiar.

Para o papa, a “igualdade radical” que o cristianismo propõe entre marido e mulher deve render novos frutos. “Devemos apoiar com empenho o direito à igualdade de salários para funções idênticas”, disse. “Por que mulheres devem ganhar menos que homens? Não! Eles têm os mesmos direitos. Essa disparidade é escândalo puro.”

Francisco tem falado frequentemente sobre como a igreja católica em geral deve dar mais valor ao “gênio feminino”. Ele também tem pedido que as mulheres assumam cargos mais altos na igreja, embora tenha descartado a ordenação ou a chefia de congregações por mulheres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário