quinta-feira, abril 30, 2015

VIETINÃ CELEBRA 40 ANOS DO FIM DA GUERRA COM CRÍTICAS AOS EUA.

Phan Thi Kim Phuc, nua, e outras crianças, fugindo de sua aldeia, bormbardeada com napalm, durante a Guerra do Vietnã, em 1972

O Vietnã celebra nesta quinta-feira o 40º aniversário da queda de Saigon, o último episódio da guerra, com duras críticas aos Estados Unidos e um desfile que recordou a entrada dos tanques das forças comunistas na cidade. “Cometeram inúmeros crimes bárbaros, provocaram perdas incomensuráveis e muita dor à população de nosso país”, disse o primeiro-ministro Nguyen Tan Dung para a multidão reunida diante do Palácio da Independência, tomado há 40 anos pelos tanques do Vietnã do Norte. O “fervoroso patriotismo” permitiu a vitória final graças à “brilhante e criativa direção do Partido Comunista”, acrescentou Dung, diante de milhares de soldados. A guerra do Vietnã, entre 1955 e 1975, provocou a morte de mais de 2 milhões de vietnamitas, muitos deles civis vítimas dos bombardeios, e de 58.000 militares americanos.

Centenas de milhares de pessoas ficaram feridas, muitas delas intoxicadas pelo ‘agente laranja’, um herbicida que contém dioxina e que os americanos lançaram em várias regiões do país. O conflito dividiu profundamente a opinião pública americana, abalada pela morte de milhares de jovens soldados, e foi a primeira grande derrota de uma superpotência que se considerava, até então, invencível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário