sábado, julho 04, 2015

MASTERCARD QUER SUBSTITUIR SENHAS DE CARTÃO POR SELFIE.

Diretor da Mastercard Ajay Bhalla testa tecnologia em vídeo divulgado pela CNN(CNN Money/Reprodução)

A MasterCard está desenvolvendo uma nova tecnologia para simplificar os pagamentos feitos por cartão de crédito. O novo sistema, ainda em fase de estudo, consiste em usar a selfie (autorretrato tirado com o celular) do dono do cartão como se fosse uma senha para liberar a transação eletrônica. A informação foi dada pelo diretor de segurança e proteção da MasterCard, Ajay Bhalla, durante entrevista ao canal americano CNN.

Segundo a reportagem, a nova tecnologia permitirá que o consumidor faça compras por meio de um aplicativo no smartphone. Nele, ao invés de digitar a senha, o cliente tira uma selfie para concluir a compra. O sistema, então, fará o reconhecimento facial do cliente e, se ele de fato for o titular do cartão, o pagamento será autorizado. “A nova geração gosta de tirar selfies. Eu creio que eles vão achar a tecnologia legal”, disse Bhalla.

Segundo a MasterCard, o objetivo é evitar fraudes em compras virtuais e facilitar os pagamentos via cartão, uma vez que o cliente não precisará mais memorizar senhas. Para impedir que a ferramenta seja enganada pelo uso de fotos, o aplicativo pede ao cliente para piscar ao menos uma vez para a câmera antes de escanear o rosto dele.
A empresa testará o sistema em um projeto piloto com cerca de 500 usuários. A Mastercard também informou que fechou parcerias com fabricantes de smartphones, como Apple, BlackBerry, Microsoft, Google e Samsung, para implantação do aplicativo. Via Veja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário