sexta-feira, julho 03, 2015

Saiba como pagar a conta de luz com lixo reciclável em Natal/RN.

Em tempos de crise e reajustes para o bolso do consumidor brasileiro, quem não gostaria do desconto na conta de luz? Ou ainda não pagar nada pelo consumo mensal? Pois isso já é uma realidade para muitos consumidores da Cosern, que participam do programa “Vale Luz” ganham descontos na conta a partir de recolhimento de resíduos sólidos recicláveis, como plástico, papel, vidro e latinhas de alumínio.

O gestor de Eficiência Energética da Cosern, José Júlio Melo Machado, afirmou que o programa que surgiu em 2014 já conta com quase 1.200 clientes cadastrados com o benefício em dez bairros de Natal. “A eficiência energética é uma das obrigações das concessionárias e nós aplicamos em diversos projetos, como o da nova geladeira e da substituição de lâmpadas, para gerar um consumo equilibrado e eficiente, até chegarmos também ao vale luz que dá desconto real nas contas dos consumidores”, afirmou José Júlio.

O programa é orientado nos “3 R’: reduzir, reciclar e reutilizar, com foco no social e ambiental. “Em muitos casos temos clientes que conseguem zerar o valor da conta e acumular crédito para a próxima fatura”, disse José Júlio. O material recolhido é pesado por quilo que varia o preço dependendo do material e é creditado diretamente na fatura. Os consumidores devem levar os matérias separados por tipo.

Em pouco mais de um ano do programa, a companhia já arrecadou mais de 32 toneladas de resíduos, repassadas para as cooperativas parceiras que fazem a venda para a indústria de base. “Em desconto real para o consumidor cadastrado já foi concedido mais de R$ 10 mil”, disse José Júlio.

Para 2016, a Cosern estuda ampliação do programa para mais bairros e com pontos fixos de coleta.

Como funciona
O Vale Luz Cosern funciona por meio de uma unidade móvel que visita dez comunidades a cada 15 dias (ver quadro). Além de disponibilizar desconto nas faturas de energia dos moradores de comunidades consideradas de baixa renda da capital, o projeto também estimula a coleta seletiva de resíduos sólidos e atua na geração de emprego e renda da associação de catadores parceira do projeto.

Para participar, o consumidor deve dirigir-se ao caminhão Vale Luz Cosern, que visitará as comunidades, levando os resíduos e apresentando a conta de energia sem débitos. O agente Vale Luz confirma na fatura de energia se o usuário é morador da comunidade contemplada, cadastra o consumidor para  receber o cartão do Projeto, analisa e pesa o material e emite o valor da pesagem. O crédito referente ao peso do resíduo é enviado ao setor de faturamento da Cosern para lançamento do desconto na próxima fatura de energia do participante.

Após a pesagem, o material coletado é depositado em recipientes específicos e separado por tipo de resíduo. Em seguida, a coleta arrecadada é levada para a sede de uma das cooperativas parceiras, a Coocamar (Coperativa de Catadores de Materiais Recicláveis e Desenvolvimento Sustentável do RN) e a Natal Reciclagem, onde é prensada e encaminhada para a venda.

Confira aqui lista de materiais aceitos pelo Vale Luz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário