quinta-feira, outubro 29, 2015

Pizza é o alimento que mais vicia, aponta pesquisa.

A massa queridinha dos brasileiros, com cerca de 1,5 milhão de unidades comercializadas por dia, em todo o país, segundo levantamento feito pela ECD Food Service, pode se tornar uma vilã. De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Michigan (EUA), a pizza é um dos vícios alimentares mais difíceis de serem combatidos. O chocolate vem em segundo lugar entre os alimentos que causam compulsão e, em terceiro, os salgadinhos de batata (chips).

E por que isso acontece? Alimentos hipercalóricos e gordurosos produzem a sensação de bem-estar e saciedade (pela liberação de hormônios como a serotonina e da liptina), o que colabora com a compulsão. Mas é preciso analisar a condição emocional e psicológica de cada paciente para concluir o diagnóstico.

Porque está caracterizado que o uso da comida como forma de satisfação caracteriza um conflito de ordem psicológica. Segundo especialistas, alimentos ricos em açúcar e trigo – principal ingrediente na fabricação de pizzas – ativam os centros de recompensa no cérebro, podendo levar à dependência alimentar.

O problema está cada vez mais presente nos consultórios, como no da psicóloga Silvia Cerqueira, do Hapvida Saúde. Segundo Silvia, o principal sintoma está no ato descontrolado de comer, sem necessariamente estar com fome.

“É diferente quando se tem um controle da escolha (consciente) ou se o faz por impulso, gerando culpa e frustração. É importante verificar se o quadro que gera o consumo excessivo desses alimentos é de depressão ou ansiedade”, alerta.

A compulsão alimentar é um distúrbio reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e precisa de um tratamento multidisciplinar com nutricionistas e psicólogos. A falta de ingestão de alimentos adequados, taxas alteradas, pressão alta e diabetes são os maiores problemas identificados na compulsão.

As condições emocionais aliadas a exercícios físicos e introdução de um cardápio mais saudável são essenciais para um tratamento eficaz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário