quinta-feira, outubro 29, 2015

RN luta para despertar hábito da leitura nos potiguares.

Nesta quinta-feira (29) é comemorado o Dia Nacional do livro. A data contrasta com dados de um estudo divulgado recentemente pelo Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE) que aponta que dois terços dos norte-rio-grandenses não se consideram leitores.

Os números da pesquisa revelam que não há muito o que comemorar. Para Cláudia Santa Rosa, diretora do IDE, o distanciamento cada vez maior das pessoas do hábito da leitura é reflexo, principalmente da falta de políticas de democratização de acesso ao livro.

“O livro não está tão à mão das pessoas. Não existe no imaginário popular um pensamento, nem uma cultura de valorização ao livro enquanto fonte de conhecimento”, observou ela.

Segundo Cláudia Santa Rosa, outro ponto relevante é a supervalorização das novas tecnologias e das redes sociais, encabeçado pelas grandes indústrias.

“Cada vez mais as pessoas estão deixando os livros e os substituindo por tablets, smartphones, elementos tecnológicos, causadores de um processo de desvalorização do livro”,comentou.

A falta de política de manutenção das bibliotecas públicas também é uma questão levantada por ela. A diretora do instituto, inclusive, destaca que o estado tem se empenhado em ampliar o número de locais dedicados à leitura no estado. No entanto, a falta de conservação é um fator que impede uma maior aproximação das comunidades.

Novas bibliotecas
De acordo com Rejane Souza, responsável pelo sistema estadual de bibliotecas públicas da Secretaria de Educação do RN, o Ministério da Cultura lançou recentemente um edital para modernização e ampliação das bibliotecas de todo os país.

Segundo ela, os municípios poderão inscrever projetos que visem a democratização de espaços de leitura. No RN apenas 13 municípios não possuem biblioteca pública.

“No final do ano passaremos uma capacitação. O objetivo é dar melhores diretrizes aos gestores e bibliotecários do estado para a implantação de bibliotecas comunitárias. Isso será muito importante para norteamos melhor esse trabalho”, analisou. Via PnAr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário