quinta-feira, janeiro 12, 2017

Ministro considera novo leilão de energia após pedido de Estados.

O ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, vai analisar o pedido de representantes do Nordeste para a realização de Leilão de Energias Renováveis nos próximos 30 dias, segundo reportagem do jornal O Povo.

A reunião, em Brasília, contou com as presenças dos governadores do Ceará, Camilo Santana, de Pernambuco, Paulo câmara, do Piauí, Wellington Dias, além do secretário de Desenvolvimento Econômico do RN, Flávio Azevedo, e do representante da Bahia.

“Questionamos a decisão por compreender que um País que se propõe a retomar o crescimento, não pode abrir mão de ampliar suas reservas energéticas”, afirmou o governador Camilo Santana em seu Facebook, após a reunião. Acrescentou que a expectativa é de que, “diante dos nossos fortes argumentos, essa decisão seja repensada e uma nova data do leilão seja marcada para breve, o que irá representar ótimas perspectivas de investimentos para nosso Estado nos próximos anos”, completou.

Durante a reunião, Camilo Santana considerou um contrassenso o Governo Federal sinalizar a retomada do crescimento econômico entre 2017 e 2018 e cancelar um leilão que é importante para movimentar a economia do Estado com novos projetos. Avalia que o cancelamento definitivo iria prejudicar tanto os estados quanto a iniciativa privada, causando insegurança jurídica para os investidores.

O ministro Fernando Filho se mostrou sensível à reivindicação dos governos para que o leilão seja realizado o mais rápido possível. Explicou que teria até março para apresentar a decisão mas que iria antecipar para 30 dias. Considera a possibilidade de rever mesmo que seja realizando um leilão menor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário