quinta-feira, junho 08, 2017

Templo asteca é descoberto em plena capital mexicana.

Em meio ao burburinho da Cidade do México, foram revelados, nesta quarta-feira, novos achados arqueológicos em plena capital: uma gigantesca estrutura circular dedicada ao deus asteca do vento, além de uma parte do campo em que o conquistador Hernán Cortés apreciou pela primeira vez o ritual do jogo de bola mesoamericano.

Os vestígios que podem ser vistos fazem supor que o templo, com nome Ehécatl-Quetzalcóatl, tinha dimensões monumentais — os pesquisadores estimam um tamanho de 34 metros de largura e quatro de altura. A menos de sete metros e em paralelo ao templo, estão os resquícios do campo do jogo de bola, que pode ter tido 50 metros de comprimento.

Ambos achados se somam a um impressionante acervo de vestígios descobertos na capital mexicana — e fazem parte de tesouros arqueológicos que provavelmente permanecem escondidos sob as ruas e construções do centro histórico da Cidade do México.

— Os achados que vemos representam uma nova abordagem ao esplendor da cidade pré-hispânica de Tenochtitlan — destacou a ministra da Cultura, María Cristina García, em entrevista coletiva.

María Cristina explicou que as estruturas "ocupavam um lugar preponderante na configuração da cidade hispânica" e, em particular, da grande praça central da cidade.


As descobertas, partes do complexo arqueológico Templo Mayor, se situam no terreno do Hotel Catedral, destruído por um terremoto em 1985 e cujos donos pediram intervenção de especialistas após encontrarem vestígios arqueológicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário