sexta-feira, julho 21, 2017

Médicos retiram 27 lentes de contato dos olhos de paciente.

Médicos do Hospital Solihull, no Reino Unido, encontraram 27 lentes de contato perdidas nos olhos de uma britânica de 67 anos. A descoberta aconteceu quando, durante a preparação para uma cirurgia de remoção de catarata, os médicos perceberam uma ‘massa azulada’ nos olhos da paciente.

O caso ocorreu em novembro do ano passado, mas foi revelado em um artigo publicado recentemente no periódico científico British Medical Journal (BMJ).

Ao observar a forma estranha, o anestesista retirou 17 lentes que estavam grudadas umas às outras. As outras dez foram localizadas com a ajuda de um microscópio. Rupal Morjaria, oftalmologista responsável pela cirurgia, disse ao site Optometry Today nunca ter visto nada igual em seus 20 anos de carreira.

“Foi uma grande bagunça. Nós ficamos realmente surpresos que a paciente não notou, porque geralmente isso causaria muita irritação.”, contou Rupal.

Situações como essa tendem a causar muito desconforto, mas não foi o caso. Segundo a médica, a paciente usava lentes de contato há 35 anos, mas as vezes se esquecia se havia ou não as retirado.

“Ela ficou muito chocada. Quando nós a vimos duas semanas após a cirurgia, ela disse que sentia-se muito confortável com seus olhos. Ela pensava que o desconforto era causado apenas pela idade e pela secura dos olhos.”

De acordo com a publicação, a paciente não tinha o costume de consultar especialistas nem nunca havia relacionado problemas ao uso das lentes.

Os médicos que cuidaram do caso decidiram torná-lo público para alertar a importância de consultar oftalmologistas.

“Atualmente, quando é tão fácil comprar lentes de contato online, as pessoas deixam de fazer check-ups regularmente. As lentes de contato são usadas o tempo todo, mas se não forem monitoradas adequadamente podem causar infecções oculares graves, podendo levar à perda da visão.”, disse a especialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário