terça-feira, fevereiro 27, 2018

Telebras firma acordo para levar internet via satélite a regiões remotas do país

A Telebras informou hoje (26) que fechou acordo com a empresa norte-americana Viasat para  explorar e dinamizar o uso do Satélite Geoestacionário Brasileiro de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC-1) operado pela estatal.

A parceria permitirá o avanço no uso comercial da capacidade da banda Ka do SGDC-1 (que provê conexão à internet banda larga de alta velocidade via satélite) o que, na prática, possibilitará levar internet de alta velocidade e acessível para comunidades não atendidas em cinturões urbanos, bem como em áreas rurais e remotas em todo o Brasil.

Pelo acordo, a Viasat ficará responsável por fornecer a infraestrutura para a implementação do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), bem como para viabilizar os programas do governo brasileiro voltados para levar inclusão digital a áreas remotas do país, como o Internet para Todos, Governo Eletrônico, Serviço de Atendimento ao Cidadão, Educação Conectada e outros.

Em troca, a Viasat poderá comercializar a banda Ka do equipamento espacial, com aproximadamente 58 Gbps, para oferecer serviços de banda larga no Brasil para empresas, mercado de aviação civil e serviços residenciais baseados em wi-fi em regiões com carência de infraestrutura.

De acordo com a Telebras, os equipamentos da Viasat começam a ser enviados para o Brasil ainda este mês e os primeiros serviços devem ser ativados em abril de 2018. A Viasat é uma das maiores operadoras de satélites do mundo, com sede na Califórnia, e oferece serviços de banda larga residencial, empresarial e governamental usando seus próprios satélites.

Segundo a Telebras, “nos termos da parceria, a Viasat alavancará a rede satelital do SGDC-1 para explorar serviços de satélite em comunidades isoladas, por meio de WiFi Hotspots de acesso à Internet de baixo custo, além de explorar os mercados residencial, empresarial e de aviação”.

A estatal disse ainda que a parceria deve proporcionar maior competitividade ao mercado brasileiro de internet banda larga via satélite, na “medida em que a Viasat antecipar sua entrada no Brasil, gerando uma maior oferta de serviços, produtos e preços em qualquer região do país”.

A parceria foi estruturada em um modelo de compartilhamento de lucros e resultados, pelo qual a Telebras espera gerar mais de R$ 3,3 bilhões para a empresa nos próximos anos. Segundo o presidente da Telebras, Maximiliano Martinhão, o acordo com a Viasat permitirá “estabelecer a infraestrutura necessária para trazer comunicações de dados de grande alcance, confiáveis e de alta velocidade para os brasileiros – mesmo nas regiões mais distantes e menos povoadas do país.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário