sexta-feira, março 23, 2018

Chocolates saudáveis fazem sucesso nesta Páscoa

Para quem está de dieta ou possui alguma restrição alimentar, uma boa notícia: chocolates saudáveis são o sucesso desta Páscoa. Opções não faltam, mas é preciso moderação no consumo.

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab), as vendas dos itens funcionais aumentam quase 20% a cada ano no Brasil. Eles são produzidos sem açúcar, sem glúten, apresentam zero lactose ou são fabricados a partir de 70% de cacau.

Já os chocolates do tipo vegano – aqueles que excluem ingredientes de origem animal – devem registrar um aumento de 40%, mesmo percentual de 2017, segundo a Sociedade Vegetariana do Brasil (SVB).

Apesar das novidades para esta época do ano, a composição do chocolate deve se sobrepor no momento da escolha, evitando excessos na dieta ou complicações para quem possui problemas de saúde como a diabetes.

“É importante que o indivíduo siga as recomendações médicas e nutricionais, avalie suas condições fisiológicas, observe o rótulo da embalagem e verifique a porcentagem de gordura e açúcar, por exemplo”, orienta o nutricionista e mestre em nutrição pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Izael de Sousa.

O profissional também alerta para o consumo moderado do chocolate. “A ingestão excessiva dessa iguaria pode causar problemas como aumento de peso, irritações no estômago e enxaqueca. Por isso, independentemente do tipo de chocolate, a quantidade consumida deve ser sempre feita com responsabilidade, sem exageros”, frisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário