A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) aumentou 1,1% de fevereiro
para março deste ano e ficou em 88 pontos, segundo a Confederação
Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Na comparação
com março do ano passado, o índice teve alta de 12,6%.
Apesar do
crescimento, o indicador ainda se mantém abaixo dos 100 pontos (em uma
escala de zero a 200 pontos). Isso, segundo a CNC, indica que a
recuperação do otimismo das famílias brasileiras é lenta.
Os sete
componentes do indicador tiveram alta nos dois tipos de comparação
temporal. Na comparação com fevereiro, as principais altas foram
observadas nos componentes compra a prazo (2,6%) e momento adequado para
a compra de bens duráveis (2%).
Já em relação a março de 2017,
os principais aumentos vieram do momento para bens duráveis (27,3%),
nível de consumo atual (23,6%) e perspectiva de consumo (23,3%). De
acordo com a CNC, a menor volatilidade da taxa de câmbio e as melhores
condições de aquisição de crédito influenciaram a maior disposição ao
consumo, em especial a compra de bens duráveis.
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