domingo, novembro 18, 2018

Com ‘efeito Neymar’, PSG Academy confirma unidade em Natal/RN.

Um dos maiores clubes da Europa vai desembarcar no Rio Grande do Norte para proporcionar à crianças e jovens, com idade entre 5 a 17 anos, a possibilidade de treinar em uma das estruturas mais completas do futebol mundial. A PSG Academy Natal, franquia do clube francês da escola de futebol, vai iniciar as atividades na capital potiguar no início de 2019 embalada pelo “efeito Neymar” e a onda verde e amarela do Paris Saint-Germain com Daniel Alves, Thiago Silva e Marquinhos. Em sua história, o PSG ainda possui outros brasileiros com passagens vitoriosas em seus currículos, como os ex-meias Raí, Ronaldinho Gaúcho e Valdo, o ex-zagueiro Ricardo Gomes e o ex-lateral esquerdo e meia Leonardo, que também exerceu cargos administrativos e no futebol do clube francês.

Atento a esse cenário, a parceria firmada com um grupo de investidores potiguares teve o pontapé inicial no início de novembro durante a Paris Saint-Germain Cup Brasil 2018, competição realizada no Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro, que reuniu 10 unidades nacionais, com cerca de duas mil pessoas envolvidas, entre alunos e pais. A Escola de Futebol do clube francês possui outras unidades no Distrito Federal e em seis estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Pernambuco.

A unidade Natal tem previsão de inauguração em fevereiro do próximo ano e será instalada às margens da Avenida Senador Salgado Filho, na Zona Sul da cidade, contando com a mesma metodologia exclusiva e filosofia de exercícios e de treinamentos utilizados nas categorias de base e no elenco profissional do clube francês.

A infraestrutura da PSG Academy contará com três campos em grama sintética com medidas oficiais, com possibilidade de ampliação para o quarto campo, em uma segunda etapa do projeto, utilizando a melhor grama sintética do Norte/Nordeste, que possui tecnologia para diminuir o impacto nas articulações dos alunos. Além disso, o projeto contempla áreas de convivência com acessibilidade, amplos vestiários e espaços para a recepção de pais e visitantes.

Um dos investidores é o coordenador técnico do projeto Ewerton Cortez, que já atua no futebol e no futsal do RN. A unidade potiguar surge para fomentar a prática esportiva em um espaço dedicado exclusivamente ao modelo aplicado pelos grandes clubes da Europa, que tem a França como a atual campeã da Copa do Mundo de futebol.

“A ideia do projeto surgiu por um grupo de investidores apaixonados por futebol, que possa oferecer estudos conclusivos, por conta da ausência de instituições com essa proposta em Natal. No futebol do Brasil, existe um apelo sociocultural muito forte. É a modalidade esportiva mais praticada. Dessa forma, a PSG Academy surge como uma grande oportunidade para que crianças e adolescentes possam aprender e se aperfeiçoar na prática da modalidade, com um espaço físico de muita qualidade, com uma referência metodológica mundial de ensino do futebol. Tive a oportunidade de conhecer detalhadamente o controle e acompanhamento deste processo e descobrir as inovações impostas pelos franceses nesse esporte”, explica.

Se no futebol masculino, os ídolos brasileiros são muitos, o projeto em Natal também quer atrair a atenção das meninas. Para isso, turmas femininas serão abertas para que as garotas mostrem seus talentos com os mãos e com pés. Ewerton Cortez reforça o trabalho de integração e destaca que turmas mistas podem ser criadas ao longo do projeto, para que valores como igualdade e respeito possam ser repassados ao alunos.

“Teremos turmas femininas, para que elas também possam praticar o futebol com a melhor qualidade e em sua essência. A Escola do Paris Saint-Germain valoriza e incentiva o futebol feminino. Com isso, grupos poderão ser formados por turmas mistas também, para que haja essa interação entre meninos e meninas”, destacou o coordenador técnico do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário