Pouco menos de uma semana da Black Friday, que este ano será no dia
23 de novembro, milhares de pessoas aguardam a mega liquidação para
aproveitar as ofertas. Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional
de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito
(SPC Brasil) mostra que seis em cada dez (58%) consumidores têm a intenção de fazer compras na Black Friday,
um expressivo aumento de 18 pontos percentuais em relação ao ano
passado. Por outro lado, 32% só devem ir às compras caso encontrem boas
ofertas e apenas 10% não pretendem comprar nada.
Entre os que pretendem comprar produtos de olho nos descontos, 70%
consideram a data uma oportunidade de adquirir itens que estejam
precisando com preços mais baixos. Cerca de 30% querem antecipar os presentes de Natal de olho nas promoções,
enquanto 12% planejam aproveitar as ofertas mesmo sem ter necessidade
de comprar algo no momento. Já entre os que não pretendem fazer compras
na Black Friday, os principais motivos apontados são falta de dinheiro
(28%) e o fato de não precisar comprar nada (22%).
Considerando aqueles que realizaram compras no ano passado, 34%
esperam adquirir mais produtos em 2018, 28% comprar menos e 20% a mesma
quantidade. Além disso, 32% pretendem gastar mais — sete pontos
percentuais acima do previsto em 2017 —, outros 32% gastar menos e 24%
desembolsar o mesmo valor. Considerando os que têm intenção de gastar
mais, 30% disseram acreditar que os produtos estarão com preço bom e que
vale a pena aproveitar a promoção. Para 26%, existe a necessidade de
adquirir mais produtos e 23% vão às compras por terem economizado ao
longo do ano para poder gastar.
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