segunda-feira, fevereiro 27, 2012

Telemedicina possui 198 pontos de atendimento no RN.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), o Rio Grande do Norte é o primeiro Estado do País a implantar, como política pública, o Programa de Telemedicina, pelo qual exames e atendimento são feitos por telefonia fixa, celular ou internet. O sistema atual está em funcionamento há quatro meses, e funciona em todos os 167 municípios do Estado.

Atraves do seriviço de Telemedicina, cardiologistas prestam teleconsultas, por meio virtual, e fazem diagnósticos através de eletrocardiogramas.Ao todo, são 238 aparelhos de telecardiologia. O equipamento portátil registra um eletrocardiograma com 12 derivações (convencional) simultâneas. O Projeto foi aprovado pelo Ministério da Saúde em convênio com a Secretaria de Saúde do Estado.

“Basta uma linha telefônica convencional ou aparelho celular para enviar o exame por meio de sinais sonoros a uma Central de Telemedicina. A Central decodifica a transmissão gravada em um banco de dados (prontuário eletrônico). Imediatamente, a equipe médica de plantão analisa o eletrocardiograma enviado pelo médico em qualquer parte do RN e faz o laudo, em média, dentro de cinco minutos. O diagnóstico é enviado ao local de origem do eletrocardiógrafo digital, imediatamente, via fax, ou até pela internet. Se o caso for de emergência, os cardiologistas de plantão entram em contato imediato com o médico que passou o exame para orientar nos primeiros procedimentos a serem tomados”, afirma o coordenador do Programa de Telemedicina da Sesap, Carlos Eduardo de Albuquerque Costa.

De acordo com informações da Sesap, estão sendo realizados 300 eletrocardiogramas por dia pelo programa, totalizando nove mil procedimentos por mês no Estado. O sistema funciona 24 horas em todos os dias da semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário