quarta-feira, fevereiro 29, 2012

Entenda como o ano bissexto aparece a cada quatro anos no calendário.

Uma breve viagem ao mundo da história mundial é capaz de nos explicar a origem dessa categoria anual da qual o ano de 2012 faz parte. No ano bissexto, o mês de fevereiro ganha um dia a mais - passando de 28 para 29 dias -, e existe uma boa razão para isso. O sistema que a maior parte do planeta usa para contar o tempo é o calendário gregoriano, que surgiu com base em outros calendários inspirados no movimento de rotação da Terra. Uma volta do planeta em torno do seu eixo equivale a um dia, e uma volta da Terra em torno do Sol equivale a um ano.

Para girar em torno de si mesmo, a Terra demora 24 horas. Já para dar uma volta completa em torno do Sol, a Terra demora aproximadamente 365 dias, cinco horas, 48 minutos e 46 segundos. Por isso, o ano na Terra tem 365 dias, divididos em 12 meses. Mas a adoção deste sistema de contagem de tempo trouxe um problema: o que fazer com as aproximadamente seis horas que sobravam?

Em Alexandria, há mais de 2.200 anos, os egípcios tiveram a idéia de acrescentar, a cada quatro anos, um dia a mais ao calendário, afim de compensar as seis horas que sobravam. E se a cada ano sobravam seis horas, um simples cálculo matemático comprovam que essas horas a mais somadas a cada quatro anos geram a soma de exatas 24 horas, ou seja, um dia "certinho".

O nome bissexto surgiu por meio do imperador romano Júlio César, que trouxe a idéia do calendário para o Ocidente. Ele convidou um astrônomo grego, chamado Sosígenes, para elaborar um novo calendário; porém, a mesma dificuldade de inserir o dia que sobrava surgiu. O imperador ordenou, então, que esse dia que sobrava fosse "o dia sexto antes das calendas de março".

Nenhum comentário:

Postar um comentário