terça-feira, maio 22, 2012

Afegã que perdeu orelhas e nariz tenta refazer a vida nos EUA.

Aisha Mohammadzai voltou a sorrir, ainda que de forma tímida. A jovem afegã, que foi atacada e perdeu parte do nariz e orelhas após fugir dos abusos de seu marido e sogros em 2008, passou por vários meses de reabilitação e cirurgias. Agora, aos 22 anos, ela luta para refazer sua vida.

Há quatro anos, Aisha sofria constantes abusos da família de seu marido, que maltratavam a jovem e a obrigavam a dormir no estábulo com os animais, no Afeganistão.

Quando ela tentou escapar, a família de seu marido a perseguiu e, quando a encontrou, mutilou seu rosto.

“Quando cortaram meu nariz e minhas orelhas, eu desmaiei. Na metade da noite, sentia como se tivesse uma água fria no rosto. Abri os olhos e quase não podia ver nada, com tanto sangue em cima de mim”, contou a jovem durante uma entrevista à rede norte-americana CNN.

Abandonada em uma região montanhosa, Aisha conseguiu chegar até a casa de seu avô, que, junto ao pai da jovem, a levou até um posto de assistência da missão dos EUA no Afeganistão.

Ela ficou nesse local por dez semanas recebendo tratamento até ser levada a um refúgio norte-americano em Cabul, capital do país.

Meses depois, em agosto de 2010, Aisha desembarcou nos EUA, onde teve suas cirurgias pagas pela Fundação Grossman Burn, na Califórnia. No ano passado, a afegã conseguiu oficializar seu status de refugiada política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário