quinta-feira, maio 24, 2012

Menor coração do mundo é implantado em menino de 16 meses.

Médicos italianos salvaram a vida de um menino de 16 meses com o implante do menor coração artificial do mundo, até que um doador fosse encontrado para fazer um transplante. O bombeador de titânio colocado no bebê pesa apenas 11 gramas, pode suportar um fluxo sanguíneo de 1,5 litros por minuto e foi inventado pelo médico americano Robert Jarvik. Até agora, o dispositivo só tinha sido testado em animais.

Os médicos do hospital de Roma Bambino Gesu disseram que a operação foi feita no mês passado e veio a público esta semana. O bebê, cuja identidade não foi revelada, foi mantido vivo por 13 dias antes do transplante e reage bem ao pós-operatório.

O menino sofria de miocardiopatia dilatada, uma doença no músculo do coração que alarga as fibras do coração e gradualmente enfraquece o órgão, até que ele para de bombear o sangue de forma eficaz.

Segundo o cirurgião Antonio Amodeo, o dispositivo foi usado como uma ponte para um transplante, mas no futuro pode ser permanente.

Antes do implante, a criança teve uma séria infecção em volta de um bombeador mecânico que tinha sido colocado para sustentar a função do coração natural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário