terça-feira, maio 22, 2012

Pernambuco terá curso para combate à corrupção e à lavagem de dinheiro.

O Ministério da Justiça e o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) comandam a partir desta terça-feira (22), no Recife, um curso de capacitação no combate à corrupção e à lavagem de dinheiro. Até sexta-feira (25), cerca de 120 pessoas assistirão às aulas que tratam da legislação e experiências práticas relacionadas ao tema.

O objetivo é fornecer informações para que os agentes públicos possam identificar, investigar e conduzir os processos com o objetivo de recuperar o dinheiro desviado. Será possível a troca de experiências entre representantes de órgãos federais e regionais e a integração das agências locais de prevenção e combate à lavagem de dinheiro e corrupção.

A organização do curso é do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI), do Ministério da Justiça. Palestrantes que atuam nas áreas citadas abordarão, entre outros assuntos, fraudes à licitação, delitos cibernéticos e delação premiada. Na terça-feira (22/5), o diretor do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional do Ministério da Justiça, Ricardo Saadi, explicará o conceito de lavagem de dinheiro e tratará sobre legislação e estudo de casos.

Desde o primeiro curso do Programa Nacional de Capacitação e Treinamento para o Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (PNLD), em 2004, o Ministério da Justiça já capacitou aproximadamente nove mil agentes públicos, em cerca de cem cursos realizados pelo país. Neste ano, ao total, serão dez cursos. Pernambuco já teve edições em 2008 e 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário