O gasto de combustível dos veículos oficiais do Senado caiu quase 50%
em dez anos. De acordo com a Coordenação de Serviços Gerais,
responsável pela gestão das atividades de transportes na Casa, o consumo
anual caiu de 499.912 litros em 2004 para 256.212 litros em 2014. O
volume leva em consideração a soma do consumo de gasolina, álcool,
biodiesel e, até 2006, óleo diesel fóssil.
O combustível mais consumido e maior responsável pela economia é a
gasolina, cujo gasto caiu de 411.756 para 186.220 litros por ano. A
queda foi superior a 225 mil litros anuais.
Segundo o coordenador de Serviços Gerais, Cássio Murilo Rocha, a
redução é fruto de uma série de medidas administrativas adotadas pelo
Senado. Entre elas, a substituição dos automóveis de propriedade da Casa
pela contratação de veículos alugados.
Atualmente, o Senado conta com quatro contratos para atender a
presidência, os senadores, a Polícia do Senado e a área administrativa,
que também teve redução de frota. A área, que já chegou a possuir mais
de 100 carros, atualmente tem 38 para atender suas demandas.
A decisão da Mesa de reduzir as cotas dos gabinetes também teve
impacto. O Ato da Comissão Diretora nº14, de 2013, alterou a regra que
estabelecia o teto de 25 litros diários para 300 litros de gasolina ou
420 de álcool por mês. Com isso, foi alcançada uma redução de 150 e 80
litros mensais por gabinete, respectivamente. A mesma norma estabeleceu o
recolhimento dos carros oficias nos fins de semana, diminuindo
significativamente a circulação dos veículos nesses dias.
Além das medidas normativas, foram adotados novos procedimentos no
dia a dia. As demandas, que também podiam ser feitas por telefone,
passaram a ser feitas obrigatoriamente pela intranet, com registro de
motivo e destino, e comunicação automática à chefia de quem faz o
pedido.
“Passamos a concentrar as demandas semelhantes em atendimento único
para atender várias áreas simultaneamente. Também buscamos, em conjunto
com as unidades, uma maior racionalização para evitar várias saídas”,
detalhou Cássio.
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