sexta-feira, agosto 28, 2015

Laboratório de Sismologia identifica tremores a 2,2 km de Natal/RN.

Na última quarta-feira, 26, o Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) identificou dois novos tremores na dorsal, nome dado a grandes cadeias de montanhas submersas no oceano, que se originam do afastamento das placas tectônicas.

O primeiro tremor ocorreu às 5h11, pelo Tempo Coordenado Universal (UTC) e teve magnitude 4.9. O segundo tremor ocorreu às 5h58 e teve magnitude 5.0.

O epicentro, ponto onde se registra a intensidade máxima de um movimento sísmico, de ambos os tremores foram bastante próximos, não distando mais que 6,5 km. Em relação ao segundo tremor, o epicentro está localizado a aproximadamente 2.210 km de Natal.

O Laboratório
O Laboratório de Sismologia (LabSis) da UFRN, além de atividades como o monitoramento dos abalos sísmicos, participa da formação de alunos de graduação em Geofísica e de pós-graduação (PPGG/UFRN) e mantém parcerias com Petrobras, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), Marinha do Brasil, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário