quinta-feira, dezembro 10, 2015

O esporte paraolímpico é recebido em João Câmara pela Caravana da Superação.


O programa de valorização social Caravana da Superação visitou hoje (10/12/2015) o município de João Câmara/RN para fomentar as práticas do Paradesporto. Iniciativa pioneira da Secretaria do Esporte do RN (SEEL/RN), a Caravana da Superação leva paraatletas e especialistas em modalidades paralímpicas às diversas regiões do Estado com o objetivo de estimular a prática do paradesporto.

Durante a presença da Caravana da Superação foi realizadas diversas apresentações de fundamentos das modalidades e palestras com atletas sobre a importância da prática do paradesporto na vida das pessoas com deficiências. 

Estiveram presentes ao Ginásio Francisco Canindé Serafim, o Secretario Estadual de Esporte George Câmara, a Diretora da 16ª Dired a Professora Vanusa Xavier e Equipe, diretores das escolas estaduais e municipais.

Algumas imagens do evento:





O programa de valorização social Caravana da Superação vai ao município de Taipu para fomentar as práticas do Paradesporto. Iniciativa pioneira da Secretaria do Esporte do RN (SEEL/RN), a Caravana da Superação leva paraatletas e especialistas em modalidades paralímpicas às diversas regiões do Estado com o objetivo de estimular a prática do paradesporto.
Durante a presença da Caravana da Superação na cidade são realizadas apresentações de fundamentos das modalidades e palestras com atletas sobre a importância da prática do paradesporto na vida das pessoas com deficiências.
A modalidade escolhida para a visita a Taipu foi a do Goalball. A comunidade de Taipu que lotou as dependências do Ginásio Municipal, com um público estimado em 1.300 pessoas, teve a oportunidade de ver uma partida entre as equipes da Advirn (Associação dos Deficientes Visuais do RN) e do Instituto dos Cegos do RN. Partida vencida pela Advirn por 14 X 9 e jogada dentro do respeito as regras estabelecidas tendo como base o silêncio e a disciplina para facilitar o sentido do tato e da sensibilidade auditiva, em razão da modalidade ser praticada por pessoas cegas.
Antes da partida, o atleta capitão da Advirn, Marcão, fez uma palestra sobre a sua história de vida narrando o antes e o depois do incidente que o levou a cegueira total. Falou dos benefícios trazidos pelo Esporte para a sua superação, aumentando a sua auto-estima, e conduzindo-o a um novo modelo de vida. Falou que no esforço pela superação encontrou os caminhos de sua alfabetização através do Braile, onde aprendeu a ler e escrever, se tornar chefe de família, e um atleta hoje cheio de conquistas e amizades.
Marcão aconselhou a grande quantidade de adolescentes presentes ao ginásio que dissessem não as drogas, que levam os seus usuários a um caminho sem volta de dependência, doença e morte.
A Caravana da Superação em Taipu teve ainda a palestra do técnico da Seleção Brasileira de Jovens, professor Artur, que falou sobre a origem da Prática do Goalball, e ensinou os seus fundamentos e a disciplina própria para a sua prática.
Estiveram também presentes ao ginásio de Taipu, o prefeito do município Ariosvaldo Bandeira Júnior, conhecido como Louvado, e o secretário municipal do Esporte, Laércio Cruz. Na realização da visita da Caravana da Superação a Taipu, a SEEL/RN contou com o apoio da Secretaria Estadual da Educação que garantiu o transporte para os paratletas.
A Caravana da Superação com a modalidade Goalball segue depois da Copa do Mundo para município da região do Mato Grande. Segue também com Tênis de Mesa de Cadeirantes para a região do Trairi, e com o Basquete em Cadeira de Rodas para o Agreste.
- See more at: http://www.cbm.rn.gov.br/Conteudo.asp?TRAN=ITEM&TARG=31694&ACT=null&PAGE=null&PARM=null&LBL=Materia#sthash.Ylg4Z0B0.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário