quinta-feira, dezembro 10, 2015

RN é o estado com maior número de mortes por microcefalia no país.

Com um total de sete mortes, o RN é o estado com maior número de óbitos confirmados por microcefalia no país. Em número de casos notificados da doença, o estado é o quarto colocado com um total de 101 registros em recém-nascidos e quatro confirmados ainda na gestação, totalizando 105 casos suspeitos, relacionados ao zika vírus.

De acordo com a subcoordenadora de vigilância epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde (Sesap), Kristiane Fialho, as mortes foram registradas em seis municípios de diferentes regiões do estado. A cidade de Nova Cruz teve registro de duas mortes por microcefalia, enquanto Natal, Assu, Ceará-Mirim, Maxaranguape e Parelhas com uma cada.

Para o subcoordenador de ações de saúde da Sesap, João Bosco, o aumento vertiginoso no número de casos notificados de microcefalia no RN e em outros estados do país mostra o quanto a realidade da doença é dinâmica.

“Estamos lidando com algo totalmente novo e agindo a partir de como a doença tem se apresentado em sua escala evolutiva. Por enquanto sabemos que a microcefalia tem relação com o zika vírus, mas ainda não temos como afirmar se outras má formações que a criança venha a apresentar em seu processo de formação tem a ver com a zika”, explicou.

Ainda segundo o subcoordenador a melhor estratégia até o momento é combater o mosquito Aedes Aegypti, como forma de impedir um aumento ainda mais significativo no número de casos notificados.

Recomendações para a população
De acordo com o que orienta o Ministério da Saúde, a Sesap recomenda às gestantes utilização do repelente tópico, considerando a relação causal entre o Zika vírus e os casos de microcefalia relacionada ao vírus Zika diagnosticados no país.

Gestantes não devem consumir bebidas alcoólicas ou qualquer outro tipo de drogas, não utilizar medicamentos sem orientação médica e evitar contato com pessoas com febre ou infecções.

A população deve adotar medidas que possam reduzir a presença de mosquitos transmissores de doença, com a eliminação de criadouros e proteger-se da exposição de mosquitos, como manter portas e janelas fechadas ou teladas. Gestantes devem usar calça e camisa de manga comprida e utilizar repelentes permitidos para gestantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário