quarta-feira, agosto 24, 2016

Forte terremoto atinge região central da Itália e deixa ao menos 37 mortos.

Um forte terremoto atingiu a região central da Itália na madrugada de quarta-feira (24), deixando ao menos 37 mortos. Diversos vilarejos foram afetados, alguns deles com parte de suas construções desmoronadas, mas informações preliminares sugerem que o desastre não afetou nenhuma zona densamente povoada.

O saldo preliminar de mortos, que deve crescer durante as próximas horas, foi informado por um porta-voz da Defesa Civil ouvido pela agência de notícias Reuters. A rede pública Rai informa o mesmo número, em contato com moradores das cidades afetadas. O terremoto foi descrito como “severo” pelas autoridades italianas.

O serviço geológico dos EUA registrou que o terremoto, às 3h30 locais (22h30 em Brasília) teve magnitude de 6,2, com epicentro em Nórcia, na Úmbria, a 10 km de profundidade. Houve réplicas pela região, com tremores sentidos até em Roma. O instituto italiano para terremotos contou 60 réplicas durante quatro horas.

O primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, agradeceu às equipes de resgate e afirmou que pretende visitar a região atingida na tarde desta quarta-feira.

A Itália é um dos países com maior atividade sísmica na Europa, devido a sua posição entre duas falhas geológicas. Em 2009, um terremoto de magnitude 6,3 na cidade de Áquila deixou mais de 300 mortos.

O tremor mais letal no país desde o início do século 20 ocorreu em 1908, com estimativas de 80 mil mortos na região sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário